Colmeia e a Conferência Municipal de Assistência Social

Colmeia e a Conferência Municipal de Assistência Social

A Conferência Municipal de Assistência Social deste ano teve formato diferente. Com as medidas de segurança adotadas em razão da pandemia, a decisão dos organizadores foi promover encontros por territórios de atendimento do CRAS e não um evento centralizado como de costume. Na região do CRAS Nova Bauru, as dependências do Projeto Colmeia foram escolhidas para acolher a conferência.

Oportunidade de debater o papel da Assistência Social na sociedade, o formato descentralizado teve efeitos benéficos para a participação dos usuários, não apenas no aspecto da presença, que foi muito facilitado pela proximidade de suas residências.

A efetiva participação nos debates, também foi observada. Segundo Ana Carolina Guedes Hyppólito, Assistente Social do Colmeia, “como estavam no ambiente que pertencem, com pessoas que vivenciam realidades muito próximas e em grupo mais compacto, todos tiveram oportunidade de manifestarem-se, de interagirem e de apresentarem suas demandas e de fazerem sugestões. Diferente de um grande evento onde poucas pessoas têm oportunidade de exporem suas ideias.”

A temática deste encontro no Colmeia foi o “Controle Social: o lugar da sociedade civil no Suas (Sistema Único de Assistência Social) e a importância da participação dos usuários”. Do debate, as propostas com a finalidade de contribuir para se alcançar o objetivo do tema foram: utilização de linguagem acessível a todos nas ações de todas as esferas governamentais, favorecendo a democratização das informações; implantação de um comitê no território; e aprimoramento dos meios de divulgação dos eventos a fim de estimular a maior participação dos interessados.

Para serem efetivadas, essas propostas têm um longo caminho a percorrer. Serão somadas as propostas de todos os territórios e escolhidas aquelas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, através de delegados eleitos nos municípios. O próximo passo é a 12ª. Conferência Nacional de Assistência Social a ser realizada no mês de dezembro, cujo grande tema é: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

“Mais importante do que saber até que nível as propostas debatidas no Colmeia chegarão, é a percepção de que com a subdivisão dos debates, neste ano, demos um passo muito importante para que os usuários tenham mais consciência do trabalho da Assistência Social na vida de cada um e do quanto é importante que eles participem, tenham espaço para expor suas necessidades e auxiliar na proposição de soluções que possam trazer benefícios para as pessoas e o ambiente de convivência”, finaliza Ana Carolina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *