Definindo a adolescência como a fase de transição entre a idade infantil e a adulta, é fase em que são desenvolvidos os caracteres físicos, intelectuais, emocionais e sociais do indivíduo que irão constituir o ser adulto. Numa organização social também temos as fases de desenvolvimento.
O Projeto Colmeia completa neste mês 16 anos de atividades. Está em plena adolescência, caminhando para sua maioridade. Similar ao que acontece no desenvolvimento de um indivíduo, vem adquirindo elementos que possam consolidar uma fase adulta de plena consciência do papel que tem dentro da sociedade.
Para enfrentar o grande trabalho, o indivíduo necessita de uma estrutura orgânica saudável que viabilize a manifestação de todo o potencial intelectual e espiritual. E a estrutura física do Colmeia cresce com ele. A musculatura começa a se delinear mostrando que terá um corpo robusto para favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e de suporte ao atendimento. Nova estrutura de cozinha, novos banheiros e espaços de socialização mais confortáveis vão ganhando forma. Será um belo adulto.
Já nos aspectos intelectuais, emocionais e sociais, também é possível estabelecer a mesma correlação. Todos os estágios percorridos pela filosofia de trabalho caminharam de forma crescente. E como todas as fases são importantes, todas auxiliaram na formação dos caracteres de uma filosofia que visa a emancipação das crianças e adolescentes que lá convivem. Com influências de diversos Educadores, o Colmeia vem se desenvolvendo na organização de sua forma de atuar. Das atividades convencionais em formato de salas de aula até a ocupação de todos os espaços como ambientes de aprendizagem, muita coisa mudou nesses 16 anos, e muito há ainda a evoluir. O exercício da autonomia e da responsabilidade mostra a construção de uma identidade, que se bem orientada, será ambiente com propósitos muito seguros na arte da convivência.
Parabéns ao Colmeia e a cada um que cuidou dele desde os primeiros dias de vida, aos que lá estão hoje e aos que virão. A uns a tarefa de cuidar do “corpo”, a outros o cuidado da “alma”. Todos essenciais na evolução desse organismo social que é um grande foco de luz e esperança para todos que o buscam.
Vida longa e próspera ao Colmeia!