No sábado do dia 2 de setembro, o Projeto Colmeia recebeu a visita do Coral Amor e Luz, do Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC). A apresentação teve por ocasião a reunião da equipe do projeto com as famílias, cuja temática foi a valorização da vida, em virtude do Setembro Amarelo, campanha mundial dedicada à prevenção do suicídio.
“Como o próprio nome do coral inspira, foi um momento de muito
amor e muita luz. Pudemos falar sobre a riqueza da vida, a importância dos afetos e o olhar para o Outro e o Coral trouxe uma contribuição muito importante, afinal a música é um meio de criarmos uma espécie de “imunidade” ao nosso corpo, protegendo a
saúde, seja ela mental ou física”, esclarece Mawê Fernanda Vidal Ramos, educadora social do Colmeia.
O esclarecimento de Mawê é amparado no estudo “Como a música
pode ajudar a lidar com as emoções”, de autoria de Paula Rodrigues, no site Psicoterapia e Afins. Nele, a autora explica que a boa música leva à liberação dos hormônios endorfina, dopamina e ocitocina, que contribuem para a sensação de bem-estar.
Ainda de acordo com o artigo, ouvir e dançar músicas também podem estar relacionados ao tratamento de doenças e na melhora dos estágios emocionais.
Associando esses benefícios da boa música, apresentada pelo coral, a uma dinâmica com os pais e responsáveis, a equipe do Colmeia trabalhou a escrita de uma carta contendo palavras de amor, carinho e respeito, endereçada às crianças e aos adolescentes.
“Durante as atividades, pudemos observar como as famílias ali presentes foram estimuladas a manifestar a afetividade, o que tornou aquela manhã de sábado um momento mágico e especial, com muitos abraços e carinhos compartilhados. Fica a gratidão de toda família Colmeia aos amigos do Coral Amor e Luz por abrilhantarem esse encontro”, finaliza Mawê.