Até o final deste ano o Colmeia avançará algumas décadas em sua planta. Terá novas instalações de banheiros, cozinha e pátio. Serão 200 m2 de área que darão mais conforto às crianças e adolescentes, além de melhores condições de trabalho aos colaboradores que se dedicam a acolhê-los.
Projeto consolidado pede novos projetos e a equipe Colmeia já está com os planejamentos para o próximo ano. E três desses projetos serão muito importantes dentro de um ambiente que se propõe a estimular a cidadania e a consciência ambiental.
1- Reciclagem de resíduos. O objetivo é envolver a todos na responsabilidade do uso e destinação de materiais, estabelecendo parcerias de entidades que reciclam, reusam ou captam recursos por meio desses descartes.
2- Captação de água fluvial. Favorecido pelas novas instalações, esse projeto coletará a água da chuva em cisternas que serão utilizadas para limpeza do pátio e quintais e irrigação da horta, gramados e vasos.
3- Energia Solar Fotovoltaica. Este projeto buscará parcerias e financiamento com o objetivo de implantar a captação e a transformação da luz solar em energia elétrica. Gerada por uma fonte limpa e sustentável, apesar do custo alto de implantação, dará ao Colmeia uma maior autonomia e redução do custo de consumo de energia elétrica.
“Mais do que a modernização das instalações, o objetivo dessas propostas é fazer com que o ambiente reflita, e seja um exemplo da filosofia de trabalho do Colmeia, local de estímulo ao desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade social de todos que lá convivem” declara o Coordenador Administrativo, Celso Cosci. “Só nos sentimos pertencentes a um ambiente, efetivamente, quando percebemos que cada um de nós é responsável por cuidar do espaço e das pessoas”, completa.