O chamado Serviço de Convivência é um instrumento de atuação da Assistência Social que busca amenizar os desequilíbrios sociais. O CEAC mantém cinco Serviços de Convivência em convênio com a Sebes. Partindo dessa informação, uma questão pode ser feita: qual a relação desses serviços com a Doutrina Espírita?
Esses ambientes por serem frequentados por crianças e adolescentes de diversas religiões e atendidas por equipe profissional também com crenças distintas, tem caráter não confessional. Assim sendo, como podem servir à causa espírita e atender um órgão municipal que tem características laicas?
A resposta imediata que nos vem é: a prática da caridade. Mas a caridade também tem sua diversidade.
O Padrão Normativo da Sebes nos orienta a pautar as ações com os atendidos em três eixos: convivência social, direito de ser e participação. Esses eixos visam basicamente estimular a crianças e adolescentes a desenvolverem a arte da boa relação, da convivência sadia. Saber respeitar e ser respeitado.
A partir da identificação desses eixos e suas consequências ancoramos com tranquilidade num comentário que Allan Kardec faz na questão 685a do Livro dos Espíritos. Comentando sobre questões sociais, Kardec nos sinaliza qual elemento é preponderante para alcançar o equilíbrio: “Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Considerando-se a aluvião de indivíduos que todos os dias são lançados na torrente da população, sem princípios, sem freio e entregues a seus próprios instintos, serão de espantar as consequências desastrosas que daí decorrem? Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência para consigo mesmo e para com os seus, de respeito a tudo o que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos penosamente os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que só uma educação bem entendida pode curar. Esse o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, o penhor da segurança de todos.”
Com essa reflexão de Kardec cremos que as duas questões feitas acima ficam respondidas: a caridade da educação através das virtudes.
Por fim, busquemos em Jesus a base sólida para essa atividade. Quando Ele nos ensinou a “amar ao próximo como a nós mesmos” e “fazer ao outro o que gostaria que nos fizessem”, nos convida a atuar num sublime Serviço de Convivência. Com certeza, esse nosso Irmão, foi o maior Assistente Social que já esteve entre nós e ainda está.