No dia seis de março o Projeto Colmeia trabalhou novamente a Semana da Mulher. Houve uma discussão e em seguida as crianças e adolescentes foram divididos em quatro turmas, escolhendo um representante de cada grupo, cujo papel seria o de orientar o grupo dar sequência ao trabalho. Nas salas, cada Educador(a) teria 30 minutos para apresentar a “Mulher homenageada”, escolhida dentro do seu eixo de atividades.
As oficinas apresentaram às crianças e adolescentes quatro mulheres que alcançaram grande prestígio em suas respectivas áreas de atuação profissional.
Foram abordados aspectos da vida e carreira de cada uma destas mulheres, abrindo espaço para debates sobre a conquista dos direitos das mulheres ao longo dos anos.
Na área musical “Chiquinha Gonzaga”, foi a primeira compositora, pianista e maestrina de sucesso na História da Música Brasileira, que viveu entre 1847 e 1935.
Já em Expressão Corporal (teatro), o diálogo foi pautado na autora e diretora de Teatro “Viola Spolin”, considerada por muitos como a fundadora ou avó norte-americana do Teatro Improvisacional. Ela nasceu em 1906 e faleceu em 1994.
No campo das Artes Plásticas, falamos sobre “Beatriz Milhazes”, artista plástica revolucionária, nascida em 1960.
Por fim, a mulher mais jovem que apresentamos foi Rafaela Silva, nos esportes, uma judoca campeã olímpica e mundial, nascida em 1992.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.(Augusto Cury)
Por Jussara Tech